Microagulhamento Facial
O que é?
O microagulhamento é um tratamento em que são usadas diversas agulhas esterilizadas e de aço cirúrgico, que pode inclusive estar dispostas em um rolo (que tem, em média, 200 agulhas), para facilitar sua aplicação. Esse rolo é aplicado na pele, provocando pequenas punturas, que aumentaram a vasodilatação, estimularão a formação de colágeno e também aumentam a absorção de alguns medicamentos direto na pele, o chamado drug delivery.
Indicações
O microagulhamento, ao furar a pele, faz com que o organismo produza mais colágeno e elastina para restaurar a pele. Esses componentes são essenciais para a firmeza da pele e essa produção faz com que toda a estrutura da pele seja refeita, reorganizando inclusive as fibras internas e dessa forma reduzindo as rugas, cicatrizes de acne e trazendo mais viço e firmeza para o rosto e corpo.
Contraindicações
com diabetes não controlado ou câncer e com lesão ou doença de pele ativa na região que será tratada são todos contraindicados a fazer o microagulhamento. O procedimento também não pode ser feito em pessoas que ainda tem acne ou com herpes ativa.
Como é feita?
Primeiro é aplicado o creme anestésico, entre 30 e 50 minutos antes do procedimento em si. O microagulhamento consiste na aplicação de microagulhas na pele, normalmente feitas de aço cirúrgico ou titânio, que podem estar dispostas em um rolo. O comprimento das agulhas pode variar de 0,25 até 3 milímetros e ter diâmetro de até 0,8 milímetros. Estima-se que uma agulha de 3 mm, por exemplo, penetre 1,5 a 2 mm na pele. Quanto mais agulhas existirem por fileira no aparelho, menor é a penetração das mesmas.
Periodicidade
Em geral são feitas entre três e quatro sessões de microagulhamento, com intervalo de um mês entre elas, para recuperação da pele.
Cuidados
Os principais cuidados antes do procedimento são:
- Deve ser realizada uma avaliação para indicar o melhor tratamento a ser feito com o microagulhamento;
- É indicado que a paciente suspenda pelo menos três dias antes o uso de qualquer tipo de ácido que esteja usando para evitar possíveis quadros alérgicos;
- É necessário realizar uma boa limpeza de pele;
- É indicado ainda ingerir vitamina C, pois ela auxilia na produção de colágeno.
Depois do procedimento, as orientações básicas são:
- Não utilizar protetor solar e maquiagem por pelo menos 24hs;
- Não se expor ao sol durante o processo inflamatório (três a cinco dias após);
- Evitar contato com animais e mãos sujas na região tratada, prevenindo assim o risco de contaminação;
- Utilizar produtos com autorização do profissional que realizou o tratamento, para melhores resultados