Limpeza de Pele
O que é?
Um dos tratamentos estéticos mais realizados no mundo, a limpeza de pele tem como objetivo remover os cravos e as impurezas, desobstruir os poros e melhorar a capacidade de absorção da pele. Além disso, a limpeza de pele também auxilia na oxigenação, hidratação, nutrição e clareamento, podendo ser aplicada em qualquer tom de pele.
Indicações
A limpeza de pele é indicada, principalmente, para remoção de cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos) e remoção de miliuns. Serve também para remover as células mortas e manter a pele macia e saudável. Todos os tipos de pele recebem muito bem esse procedimento. A limpeza bem realizada ajuda no equilíbrio das peles seca, normal, oleosa e mista. Além do rosto, é possível realizar o procedimento em qualquer outra parte do corpo, como colo e costas.
Benefícios
São muitos os benefícios de uma limpeza de pele profunda. As consequências vão desde uma pele mais brilhante e com uma aparência saudável, à prevenção de inflamações da pele.
Entre as vantagens da limpeza de pele, destacamos a:
- Prevenção do aparecimento de cravos e espinhas;
- Promoção da renovação da pele e remoção de células mortas;
- Redução da produção de oleosidade na pele;
- Prevenção do envelhecimento precoce (rugas e linhas de expressão);
- Favorecimento da desintoxicação da pele;
- Promoção da sensação de uma pele limpa e suave por mais tempo;
- Prevenção de inflamações da pele;
- Melhoria na circulação sanguínea.
Contraindicações
A limpeza de pele profissional não deve ser feita na pele com acne quando existem espinhas inflamadas, com aparência amarelada, porque pode agravar a acne e prejudicar a pele. Neste caso o mais indicado é ir ao dermatologista para realizar um tratamento para eliminar as espinhas, o que pode ser feito com produtos específicos para aplicar na pele ou remédios para tomar. Além disso, não deve ser feita em pessoas com a pele muito sensível, com alergia, descamação ou rosácea.
Também não se deve fazer limpeza de pele profunda quando a pele está bronzeada porque pode levar ao surgimento de manchas escuras na pele. Quem está fazendo tratamento com ácidos na pele, como o peeling químico ou está usando creme que contenha algum ácido também não é recomendado fazer limpeza de pele devido ao aumento da sensibilidade da pele. O dermatologista poderá indicar quando poderá voltar a fazer limpezas de pele.
Como é feita?
A limpeza começa com a higienização para remover substâncias como a maquiagem, as impurezas e a gordura da pele. Em seguida, é realizada uma esfoliação para remover as células mortas e facilitar a eliminação dos cravos. Após a dilatação dos poros, são removidos os cravos e os cistos de queratina e sebo. Para finalizar a limpeza de pele, é aplicada uma máscara, a fim de amenizar a vermelhidão.
Etapas
As etapas da Limpeza de Pele são:
- Higienização: é utilizado um produto de limpeza desengordurante para eliminar todas as impurezas e oleosidade da pele.
- Esfoliação: em seguida é realizada uma esfoliação com produtos com efeito abrasivo para a retirada das células mortas da pele. Nesta etapa da limpeza de pele deve-se utilizar um vapor de água ou ozônio para abrir os poros e facilitar a remoção dos cravos.
- Extração dos cravos: essa é a etapa em que o profissional vai eliminar os cravos do rosto. Ela pode ser feita de forma manual, onde a profissional deve usar as próprias mãos para retirar os cravos. Entretanto a retirada deve ser feita com auxílio de uma gaze médica, o que evita danos à pele e minimiza a dor durante o procedimento. A extração também pode ser feita com auxílio de uma agulha ou até mesmo de um aparelho para sugar os cravos.
- Hidratação: após a extração dos cravos é realizada a hidratação da pele. Nessa etapa é utilizado algum produto para acalmar a pele do rosto. Este pode ser uma máscara ou algum creme ou loção com efeito calmante.
- Peeling: é muito comum que os centros de estética façam a limpeza de pele em conjunto com algum tipo de peeling. Isso acontece pois logo após o procedimento a pele estará completamente higienizada e os efeitos do peeling serão potencializados.
Periodicidade
A periodicidade do procedimento vai depender da necessidade da sua pele. Porém, geralmente pessoas com peles secas e normais recorrem ao procedimento a cada três meses, já pessoas com a pele mista e oleosa podem realizar a limpeza de pele todo mês.
Faça um acompanhamento com um profissional especializado, este irá avaliar a necessidade da sua pele, recomendando a periodicidade adequada para o seu caso.
Cuidados
Depois da limpeza de pele, o uso de protetor solar é essencial para se obter um bom resultado. Não é recomendado o uso de maquiagem durante as 48 horas seguintes ao procedimento.