Depilação a Laser

O que é?

A depilação a laser é um tratamento estético indicado para remoção de pelos de forma definitiva, podendo ser feito por mulheres ou homens nas regiões das axilas, pernas, virilha, região íntima e barba, por exemplo. Esse tipo de tratamento utiliza feixes de luz que são convertidas em calor e absorvidas pela melanina, que é o pigmento do pelo, danificando a raiz do pelo de forma permanente, inibindo o crescimento do pelo.

Indicações

A depilação a laser é indicada para remoção permanente de pelos de regiões do corpo como:

  • Pernas e coxas;
  • Braços e antebraços;
  • Mãos e pés;
  • Virilha e região íntima;
  • Nádegas e região perianal;
  • Axilas;
  • Tórax ou costas; Abdômen; Pescoço.

Além disso, a depilação a laser pode ser feita no rosto, incluindo o buço, a região entre as sobrancelhas e a barba em homens, além das orelhas.

Benefícios

A depilação a laser é útil na remoção de pelos indesejados do rosto, pernas, queixo, costas, braços, axilas, virilhas e outras áreas. De acordo com a WebMD, os seus benefícios incluem:

  • Precisão. Os lasers podem atingir seletivamente os pelos escuros e grossos, deixando a pele ao redor intacta.
  • Velocidade. Cada pulso do laser leva uma fração de segundo e pode tratar muitos pelos ao mesmo tempo. O laser pode tratar uma área aproximadamente do tamanho de um quarto a cada segundo. Pequenas áreas, como o lábio superior, podem ser tratadas em menos de um minuto, e grandes áreas, como as costas ou as pernas, podem levar até uma hora.

Contraindicações

As contraindicações da depilação a laser incluem:

  • Pelos muito claros ou brancos;  Diabetes ou pressão alta não controlados;
  • Herpes labial ou genital; Epilepsia;
  • Gravidez;
  • Uso de remédios fotossensibilizantes, como a isotretinoína, nos 6 meses anteriores;
  • Doenças de pele, como a psoríase ou vitiligo;
  • Feridas abertas ou hematoma recente no local da exposição ao laser;
  • Pessoas em tratamento do câncer.

A depilação a laser pode ser realizada em quase todas as áreas do corpo com exceção das mucosas, da parte inferior das sobrancelhas e diretamente sobre os órgão genitais, portanto é importante que a depilação à laser seja realizada pelo dermatologista ou um profissional especializado em estética e em um ambiente adequado, uma vez que caso a intensidade do aparelho não estiver bem estabelecida, pode haver queimaduras, cicatrizes ou alteração da cor da pele (clara ou escura) da região tratada.

Como é feita?

A depilação a laser é um método altamente eficaz para reduzir os pelos (também conhecido como fotodepilação), que funciona através da incidência de raios laser, sob a forma de luz, no folículo piloso. O laser é atraído pela melanina (a substância que dá cor ao pelo) e destrói o folículo piloso impedindo que se desenvolva um novo pelo e é precisamente por este motivo que a depilação a laser só é eficaz em pelos escuros.

Periodicidade

Em cada sessão, estima-se que sejam atingidos 20% a 30% dos pelos. Assim, um tratamento deve incluir pelo menos seis sessões, podendo chegar a dez em alguns casos. Porém, para que se verifique a destruição definitiva dos pelos, é preciso que o laser atinja o pelo na sua fase de crescimento e esta pode durar entre três e seis anos. É por isso que será mais correto falar-se em redução da quantidade de pelos, pois mesmo que um tratamento dure apenas algumas sessões, é necessário fazer manutenção. Todavia, não se pode precisar quanto tempo será preciso fazer manutenção mas, uma vez que o tratamento torna os pelos cada vez mais finos e raros, na maioria dos casos bastam duas a três sessões de manutenção por ano.

Cuidados

Os cuidados a ter quando se faz depilação a laser são fundamentais mas muito simples de seguir:

  • Não expor a pele ao sol nas 24 horas anteriores e posteriores à sessão;
  • Não fazer depilação com cera ou sistemas por eletrólise nas seis semanas anteriores à sessão;
  • Evitar, nas 24 a 48 horas após a sessão, a exposição a outras fontes de calor como aquecedores, vapor, etc.

É recomendável a aplicação de um creme ou loção com efeito calmante e de regeneração da pele.

Dúvidas comuns

1) É preciso alguma preparação para o tratamento?

No dia, ou na véspera da sessão, corte os pelos com lâmina para que fiquem no seu comprimento mínimo e o laser chegue à raiz.

2) A depilação a laser pode ser feita em qualquer tipo de pele?

Sim, desde que não sejam peles muito escuras (fototipos V e VI). Existem vários tipos de laser adequados aos diferentes tipos de pele.

3) Porque é que as pessoas com fototipos V e VI não devem fazer depilação a laser?

Curiosamente, as pessoas que pertencem aos fototipos V (pele morena, olhos e cabelos escuros; que nunca sofrem “escaldões” e se bronzeiam muito facilmente) e VI (pele negra) são as que correm mais risco de queimaduras com a fotodepilação. As suas peles, por terem mais melanina, absorvem a luz do laser, o que pode danificar os tecidos.

4) Depilação a laser dói?

Durante a sessão de depilação a laser é normal sentir um pouco de dor e desconforto, como se fossem algumas picadinhas no local. 

Quanto mais fina e sensível for a pele da pessoa, ou quanto mais grosso o pelo, maior a chance de sentir dor durante a depilação.

Em alguns casos, pode ser aplicado um creme ou gel anestésico no local. No entanto, deve-se evitar a sua utilização pois a dor e a sensação de queimação intensa na pele são parâmetros importantes para o médico identificar se existe queimadura, e assim regular melhor o aparelho de laser.

5) Como fica a pele depois da sessão?

Depois da primeira sessão de depilação à laser é normal que o local exato do pelo fique um pouquinho mais quente e avermelhado, sendo indicativo da excelência do tratamento. Essa irritação da pele desaparece depois de algumas horas. 

Por isso, depois de uma sessão de tratamento é preciso ter alguns cuidados com a pele para evitar que fique manchada e escura.

6) Quais são os tipos de laser mais utilizados?

Existem vários tipos de laser, mas descrevemos-lhe os três mais comuns:

a) Diodo

O laser diodo utiliza um comprimento de onda de 800 nm, que penetra mais profundamente na pele, sendo um tipo de laser que causa menos danos na pele, indicado para todos os tipos de pele, inclusive peles mais escuras. Este é o tipo de utilizamos.

b) Luz intensa pulsada

O laser de luz intensa pulsada (IPL) é um aparelho que emite flashes de luz com comprimento de onda menor, de 500 a 690 nm, não penetrando profundamente na pele, sendo menos eficaz e necessitando de mais sessões.

Esse tipo de laser pode ser indicado para todos os tipos de pele e para áreas maiores.

c) Laser Nd: YAG

O laser ND:YAG (laser de ítrio-alumínio-granada dopado com neodímio) utiliza comprimentos de onda de 1064 nm, que penetram melhor na pele, sendo indicado para todos os tipos de pele.

d) Alexandrite

O laser Alexandrite utiliza comprimento de onda de 755 nm, que tem uma boa capacidade de penetrar na pele, sendo um tipo de laser considerado eficaz, especialmente para pelos mais claros e pele clara ou morena.

e) Rubi

O laser Rubi utiliza comprimentos de onda de 694 nm, sendo indicado para pessoas de pele mais clara e com pelos escuros.

7) Pele negra pode receber depilação a laser?

Sim. Porém, a pele negra exige alguns cuidados ao escolher o tipo de laser que será aplicado. Se a sua pele é mais escura, procure dermatologistas que tenham experiência e especialização no cuidado da pele negra.

8) Qual o preparo necessário antes de se fazer depilação a laser?

Preparo antes da depilação a laser

Decidiu iniciar o tratamento com o laser? Então você deve seguir as seguintes recomendações: 

Remover os pelos

Em geral, é indicado que a remoção seja feita em média 3 dias antes do procedimento. 

Em áreas pequenas e de rápido crescimento de pelos, como é o caso da virilha e axila, por exemplo, recomenda-se que a depilação ocorra no dia anterior ao procedimento. Isso porque o pelo é o fio condutor para o procedimento com o laser, portanto, o pelo não pode estar grande, mas precisa estar aparente. 

Exposição solar

O sol pode ser um grande inimigo durante o tratamento de depilação a laser. A hiperpigmentação da pele pode causar danos, além de prejudicar os resultados do procedimento. 

Por isso, evite tomar sol pelo menos 15 dias antes da sessão. 

Evite o uso de ácidos

No dia da sessão a laser é importante ter um cuidado especial com a pele, deixando-a preparada para o procedimento. Por isso, não use ácidos ou qualquer tipo de cosméticos que possam irritar e sensibilizar a região.

Hidratação em dia

Manter a pele hidratada é fundamental para mantê-la bonita e saudável. Além disso, uma pele ressecada aumenta as chances de o laser causar agressão e manchas no período de cicatrização da derme.